Vários fatores influenciaram para que o Espírito Santo chegasse a ter indústrias como hoje, entre eles fatores sócio-políticos. A primeira medida foi a construção de usinas hidrelétricas , pois assim as indústrias poderiam começar a produzir. Houve grande incentivo do governo, que criou grandes projetos e que em sua maioria atingiram grandes realizações e um desses resultados foi o desenvolvimento dos portos capixabas.
No inìcio, as indústrias lucravam pouco, porque a economia dessa época era baseada no setor primário, a agricultura, a pecuária e o extrativismo. Ao longo de décadas, com muito incentivo do governo, surgiram em maior escala no estado.
Hoje a indústria capixaba vem atingindo índices positivos, e a influência vêm das indústrias extrativas, em função do aumento de petróleo e da metalúrgica, com a fabricação de lingotas e perfis de aço gerando mais empregos e renda. Com essa oportunidade, há também o crescimento na formação profissional, mais pessoas estudando, fazendo cursos técnicos, faculdades,pois os empregos disponíveis exigem algum tipo de formação.
Com o passar do tempo foram sendo instaladas mais e mais indústrias no Espírito Santo ,empregando várias pessoas e melhorando a vida deles.Com esse crescimento industrial o estado passou a exportar suas mercadorias e ganhando o mercado nacional e internacional,necessitando assim de mais mão de obra.
Mas a mão de obra ,na atualidade, requer experiência , conhecimentos e pessoas com vontade de crescer,porém isso só se consegue através de muita dedicação e estudo.
A maioria das pessoas experientes na área industrial são pessoas bem mais velhas, as quais estão se aposentando.Com isso está sobrando vaga no ramo,devido a falta de pessoas jovens experientes e com conhecimento industrial.
Por isso cabe aos jovens estudarem, se qualificarem,para poder garantir uma vaga no ramo e fazer com que o nosso estado cresça mais e mais no ramo industrial.
Autora Daniela Belz
Professora:Brenda Maria Soares
Nenhum comentário:
Postar um comentário